Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP)
A Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) é uma avaliação das condições de trabalho que tem como objetivo identificar os riscos ergonômicos presentes em um determinado setor, posto, cargo ou atividade. Com base nessa avaliação inicial, é possível identificar os principais riscos e propor melhorias ou soluções ergonômicas. Em situações mais complexas, que exigem um estudo mais detalhado, pode ser realizada uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
São avaliados na AEP os fatores de riscos, biomecânicos, mobiliário e equipamentos, organizacionais, ambientais e psicossociais e cognitivos. A realização da AEP assegura que a empresa esteja em conformidade com a NR-17. Contudo, é igualmente importante que, após a avaliação, as melhorias necessárias sejam implementadas por meio de um plano de ação eficaz.
Nossa avaliação ergonômica já faz toda a identificação de perigos e riscos ergonômicos e também um plano de ação de ergonomia que desde JAN/22 já é solicitado na GRO/PGR dentro da nova NR-01.
Incluímos também em nossa AEP os Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho, que entrarão em vigor em 26 de maio de 2025, segundo Portaria MTE Nº 1.419, de 27 de agosto de 2024.